Câncer de mama
O câncer de mama se dá quando esta mutação ocorre na região das mamas, o que pode acontecer tanto em mulheres quanto do homens. O sistema imunológico tentará combater as células doentes, mas é ineficiente, devido a velocidade com que se multiplicam.
Esse comportamento das células pode ser provocado por uma alteração genética ao longo da vida, que pode ser espontânea ou herdada (o que ocorre apenas em cerca de 10% dos casos).
Câncer de pele melanoma
O melanoma é um câncer que se origina nos melanócitos. Como a maioria das células do melanoma produz melanina, geralmente os tumores são de cor marrom ou preta. No entanto, alguns melanomas não são pigmentados, podendo ser de cor rosa, bege ou branco.
O melanoma pode se desenvolver na pele de qualquer parte do corpo, mas é mais propenso a aparecer em locais como o tronco (local mais comum em homens), as pernas (local mais frequente nas mulheres), o pescoço e o rosto.
Câncer de próstata
Quase todos os cânceres de próstata são adenocarcinomas, que se desenvolvem a partir das células glandulares. As células da próstata produzem o líquido prostático que é adicionado ao sêmen.
Alguns tipos de câncer de próstata podem crescer e se disseminar rapidamente, mas a maioria se desenvolve lentamente.
Câncer colorretal
O câncer do intestino grosso, também chamado câncer de cólon e reto, ou câncer colorretal, é uma doença que atinge indistintamente homens e mulheres.
Se o câncer se formar a partir de um pólipo, pode se desenvolver na parede do cólon ou do reto ao longo do tempo. A parede do cólon e do reto é composta de várias camadas. O câncer colorretal começa na camada mais interna (mucosa) e pode crescer através de uma ou todas as camadas.
Câncer de pulmão
O câncer de pulmão pode começar nas células que revestem os brônquios e partes do pulmão, como os bronquíolos e alvéolos. Ele se desenvolve a partir do crescimento desordenado das células provocando o aparecimento de um tumor que tem a capacidade de se disseminar para outras partes do corpo.
Câncer de colo do útero
Embora o câncer de colo do útero se origina nas células com alterações pré-cancerígenas, apenas algumas mulheres com câncer de colo do útero desenvolverão a doença. Para a maioria das mulheres, as células pré-cancerígenas desaparecem sem nenhum tratamento. Mas, em algumas mulheres, os pré-cânceres se tornam invasivos.
O tratamento de lesões pré-cancerígenas pode prevenir quase todos os cânceres de colo do útero.
Câncer de estômago
O câncer de estômago, é também conhecido como câncer gástrico. O câncer de estômago se desenvolve lentamente ao longo de muitos anos. Antes do aparecimento do câncer propriamente dito, alterações pré-cancerígenas ocorrem no revestimento interno do estômago (mucosa). Estas alterações precoces raramente causam sintomas e, portanto, muitas vezes passam despercebidas.
Câncer de cabeça e pescoço
A maioria dos cânceres de cabeça e pescoço se inicia nas células escamosas que revestem as superfícies úmidas da região, por exemplo, dentro da boca, do nariz e da garganta. Os tumores de células escamosas são muitas vezes referidos como carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço. Os tumores de cabeça e pescoço também podem começar nas glândulas salivares, mas são relativamente raros.
Câncer de tireóide
O câncer de tireoide é um câncer que se origina na glândula, que está localizada na parte anterior do pescoço, abaixo da cartilagem tireoide.
A maior parte dos tumores são benignos, mas outros são malignos, o que significa que podem se disseminar para os tecidos adjacentes e outras partes do corpo.
Câncer de ovário
O câncer de ovário é considerado o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado, uma vez que a maioria dos tumores malignos de ovário só se manifesta em estágio avançado.
O câncer de ovário pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas acomete principalmente mulheres acima de 40 anos, são tumores de crescimento lento com sintomas que levam algum tempo para se manifestarem. O quadro clínico não é muito específico e pode se manifestar com dor abdominal difusa, constipação, aumento de volume do abdome e desconforto digestivo ou dispepsia.